AVISO !

AVISO!

Aqui voce encontrara textos oriundos de minha memoria caduca

Vou tentar lembrar um pouco da eldopop no meu passado mas erros sao possiveis


terça-feira, 12 de julho de 2011

Tributo a zyz22 eldopop



Eldo POP - A melhor Rádio de Rock Progressivo em FM do Rio de Janeiro 98.1MHz, ZYZ-22


Esta pagina foi iniciada em 1998 ou ate antes - nao lembro ao certo

Eu era beta tester da embratel e tive a sorte de usar a internet antes de ser normal no brasil - via modem 75/300 lentao

Esta minha pagina de lembrancas ficou fechada por causa de gente chata - me atazanaram para nada e eu espero que tenha orgulho disto

Depois ficou clonada em outro espaco por muito tempo (copiar e colar? tenha criatividade e escreva seu proprio texto!)  

Finalmente renasceu das cinzas 

---------------------------

vamos as memorias caducas!

Com mixagens sensacionais, principalmente para os recursos da época, no link abaixo estão algumas das músicas que tocaram na programação

Foi originada da primeira lista de sequencias divulgada pela primeira vez para TODOS 

Nao mais para os 3 ou 4 que mantinham a lista escrita a muito tempo em segredo

Felizmente apareceram outras pessoas que pensavam como eu - que isto deveria ser divulgado - e depois de muito tempo elas apareceram

O resultado do trabalho organizado, atualizado, revisado e da boa vontade destas (poucas) pessoas podem ser encontrado em: 

http://eldopop.web44.net/

------------------------------------------

Caso voces não se lembrem a rádio não dizia os grupos / músicas.

O início eu não sei ao certo. Falam em 1971, mas eu só comecei a ouvir em 1974. 

Era uma fórmula extremamente simples e funcional que durou até o domingo de 24 de setembro de 1978.
 
A rádio tocava MÚSICA das 7:00h da manhã as 2:00h do dia seguinte sem locutores e com raríssimos anúncios

Tinha um que eu gostava especialmente:
LIGHT - Poupe a sua energia, use a nossa. 
Bons tempos aqueles da energia elétrica barata... 

Eram apenas gravadores de rolo que se intercalavam com os cartuchos de vinhetas. As fitas eram gravadas inclusive com material emprestado por colecionadores da época. Um acervo de rock gigantesco que desapareceu com o fim da rádio. Mesmo antes de acabar, os rolos já não variavam muito. 

Foi uma decadência forçada para terminar a festa. 

Após o falecimento do Big Boy, em 77, o progresso (?) chegou e a rádio teria que se adequar a nova legislação de FM que sairia em 79 (dizer a hora, mais MPB, etc), além de ter que competir com outras de programação mais digamos 'popular' (?) como a rádio cidade. O resultado foi a Rádio98 é só sucesso(?)

No começo da 98FM, tinha até a madrugada 98 que forneceu os nomes de várias músicas que tocaram na Eldo - claro, após as 22h, para finalizar a programação.  Nada mais dos rolos fantásticos gravados nos bons tempos. Apenas algo sem compromisso. Os rolos da eldo parece que simplesmente sumiram da globo com o fim da rádio. Segundo alguns relatos que ouvi na epoca, apagados - segundo fofocas, foram para colecoes particulares.

Pelo o que eu lembro da epoca, outras rádios tentaram preencher a lacuna, mas certamente era impossível... (a bem da verdade seria até ilegal com as restrições impostas pelo DENTEL). 

Tivemos até um certo revival através da Rádio DelRey FM (depois mudou para Rádio Alvorada) que no programa Rock Lazer chegou até a colocar umas seqüências gravadas da EldoPOP no ar, além de muitos discos que tocaram na Eldo. Tive o prazer de contribuir com alguns discos na época - foi FANTASTICO participar daquele projeto, mesmo com os poucos discos que eu possuia naquele tempo. 

A única tristeza era ver os rolos serem apagados após a transmissão do programa por contenção de despesas. Era gravar, transmitir e apagar para o proximo programa. Foi sensacional, mas como sempre não foi comercial, o dentel não gostou, a diretoria reclamou e o programa acabou.

Meus agradecimentos profundos ao programador musical da DelRey na época) que me emprestou as fitas de rolo gravadas da eldo que possuia. Foram 19 carretéis de rolo com qualidade que foram transformados em muitas fitas K7 e depois em CD's. 

Juntamente com as varias fitas que eu tinha foi o que eu consegui salvar história da rádio.

Decadas depois ouvi dele que os rolos que ele tinha viraram rabiola de pipa ou destruidos por infiltracoes no telhado - memorias infelizes! lamentavel.

O xerox com as seqüências divulgadas inicialmente me foram fornecidas com promessa de sigilo absoluto, mas eu nao sirvo para isto e sempre odiei esta ideia. O resultado foi simples...


eu MENTI mesmo e prometi nunca divulgar elas 
coisa da epoca - que eu nunca vou entender 


Pelo que eu me lembro dos rolos, nas caixas de papelao deles estavam escritos os nomes das musicas a lapis - como é que descobriram isto eu nao sei, mas estavam la. A xerox com a lista de sequencias basicamente tinha estas informacoes e depois foi crescendo com o tempo e as fitas de outras pessoas. Para mim, os rolos foram o inicio de tudo.

Antes da internet eu fiz o que eu pude, fornecendo copias xerox para divulga-las (lojas como a do pasquale eram um lugar que eu sempre era encontrado e tive a alegria de poder sempre fornecer a copias das duas listas - a de sequencias e a de grupos que tocaram na eldo)

Depois, quando eu tive acesso a internet pude fazer o que mereciam.

Não sei porque, mas o segredo sempre rondou as informações sobre a rádio (o charme da programacao segundo video no youtube / portalcurtas? ). Posso estar errado, mas pelo que eu lembro, muitas pessoas não gostavam de dizer o que descobriam.
 
Considero isto um egoísmo sem sentido que finalmente foi alterado algumas decadas depois por pessoas que realmente gostavam do que ouviam e fizeram a sua parte divulgando o que descobriram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário